domingo, 26 de maio de 2013

Declaração de voto


Como tive a oportunidade de dizer à senhora Presidente da Comissão Nacional para as Línguas, o Fórum foi um espaço de debate interactivo muito importante e muito útil, no processo que, certamente, conduzirá, mais cedo ou mais tarde, à oficialização da língua caboverdiana.

Eu votei a proposta que diz: “São línguas oficiais de Cabo Verde, o crioulo, língua cabo-verdiana, e o português”.

Não tive tempo de fazer a minha declaração de voto e, por isso, faço-o agora:

 

1.      Não sou contra a primeira proposta que parece mais leve e menos redundante.

2.      Porém, há que ter em conta que é melhor que a lei seja redundante e clara, do que poética e susceptível a alguma ambiguidade.

3.      A 2ª proposta é clara e, sociolinguisticamente, muito mais abrangente. Dá assento constitucional tanto ao crioulo como à língua caboverdiana. Além disso, tira argumento, de forma explícita, aos que desinformados ou mal intencionados dizem que o crioulo não é língua. Além disso, se falamos o crioulo caboverdiano ou a língua caboverdiana, é absolutamente razoável que as duas expressões tenham assento constitucional.
4.      Daí o meu voto

2 comentários:

  1. Para os que não estiveram no Fórum, devo informar que a primeira proposta, aquela que considerei redutora porque dá assento constitucional apenas ao crioulo caboverdiano, mas não à língua caboverdiana, dizia: "São línguas oficiais de Caboverde o crioulo caboverdiano e o português".

    ResponderEliminar
  2. O Fórum acima referido era sobre"Por um Bilinguismo Social Efectivo: a oficialização da Língua Caboverdiana". O mesmo teve lugar nos dias 17 e 18 de Maio de 2013 e foi organizado pela Comissão Parlamentar Especializada de Educação, Ciência e Cultura e pelo Ministério da Cultura, através da Comissão Nacional para as línguas.

    ResponderEliminar