sexta-feira, 25 de maio de 2018

Obrigado África, Obrigado Irmãos Africanos!


 
Como não ser grato e reconhecido pelo manancial de tudo quanto, generosamente, colocaste à minha disposição: a gramática da minha língua é africana, embora o meu verbo, maioritariamente, seja lusitano; a tez da minha cor e a fisionomia do meu ser são africanas, embora o meu sangue seja como todos os outros; o meu pensamento está aberto ao mundo, mas é moldado pela energia e pela força da África; por tudo isto, sou, orgulhosamente, crioulo, e possuo no meu DNA a marca indelével de um humanismo onde os povos e nações de todas as raças, de todas as cores, de todos os credos, de todas as filosofias se irmanam, no concerto da fraternidade, da solidariedade, do amor sem limites, da partilha das riquezas da cultura e da natureza, no equilíbrio, na equidade, na justiça, no respeito pelos direitos de todos e de cada um.

E para celebrar o 25 de Maio de 2018, a todos, mas particularmente aos irmãos africanos, dedico um extrato do poema Ode à África, do poeta da ilha do vulcão, Pedro Monteiro Cardoso:

“Africa minha, das Esfinges berço,
Já foste grande, poderosa e livre
Já sob os golpes do teu gládio ingente
..............................Tremeu o Tibre! (…)

Sim, fôste grande, dominaste o Mundo;
Mas hoje jazes sem poder, sem nada.
E ao férreo jugo das potências gemes
............................ Manietada.

Sôbre o teu corpo, ó meu lado leão dormente,
Vieram sôfregas nacões sentar-se
E, quais harpias truculentas, feras,
..............................Nele cevar-se...

Ó Pátria minha idolatrada e mesta,
Quando nos campos de batalha erguias
Teus estandartes, forte, não sonharas
..............................Tão tristes dias!

Se foste tu quem acendeu o facho
Que fez da Grécia a glória peregrina
¿Porque hoje vergas para o chão a fronte
..............................Adamantina?!

Vós que do túmulo dormis à sombra,
«quebrando a lousa do feral jazido»,
Surgi! erguei-vos dêsse pó, guerreiros
..............................Do Egipto antigo!

E tu, Aníbal, imortal caudilho,
Que a teus pés viste Roma prosternada,
Ergue-te e empunha novamente a lança
..............................Pela Líbia amada!

Cavalheiroso Abdel-Kader e Négus
E vós, valentes filhos dos sertões,
A lanças, chuços, expulsai-me todas
.............................Essas nações!

Mas ¿que digo? Antes repousai, guerreiros!
Benvinda seja a paz, seja benvinda!
Longe canhões a vomitar metralhas,
..............................E paz infinda!” (…)

Sem comentários:

Enviar um comentário