segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Cabral na Palavra dos Outros

    CABRAL VISTO POR MATAR M'BOW
    (ex-Director-Geral Da UNESCO)
    "A ideia central de Amílcar Cabral, segundo a qual é preciso ‘pensar com as nossas próprias cabeças’, … esteve subjacente a todas as concepções e a todas as acções [por ele empreendidas]. Porque pensar com as nossas próprias cabeças é assumir, com conhecimento de causa, a plenitude das nossas responsabilidades em relação a nós mesmos, face às exigências da liberdade, de coesão da nação, de desenvolvimento, de justiça social, de integração africana, bem como os nossos deveres para com a comunidade humana no seu todo, tendo em vista a paz, a segurança, a justiça e o bem-estar de todos, numa base de mútuo respeito e de mútua confiança" (in Ata do Simpósio Internacional, Cabral no Cruzamento de Épocas, 1983, FAC: 73-74).
    Comentários
    CABRAL VISTO POR JORGE CARLOS FONSECA
    (Presidente da República de Cabo Verde)
    "Um privilégio, este, o de percorrer trilhos de ação diplomática de um dos líderes mais carismáticos dos movimentos de libertação africanos (…).
    Num mundo dominado pelas redes sociais, (…) o livro de postais de Amílcar Cabral surge como um fragmento da História, revisitado, pedaços de vida agora revelados.
    Os postais em causa dão-nos a perfeita dimensão dos largos passos da História contemporânea na sua inelutável caminhada, mas ao mesmo tempo a perfeita noção da consciência de Cabral sobre o seu próprio destino (…).
    Da Escandinávia à África Ocidental, de Marrocos ao Médio Oriente, Amílcar Cabral percorre uma complexa geografia, ditada por uma estratégia incansável para reunir os apoios mais importantes, para introduzir uma alteração breve na ordem do mundo, no mundo do seu tempo" (Itinerários d Amílcar Cabral, 2018, Rosa de Porcelana: 13 e 14).
    Comentários
    CABRAL VISTO POR ÓSCAR ORAMAS
    (Embaixador Cubano em Conakry aquando do Assassinato de Amílcar Cabral):
    "[Cabral era] Homem de dimensão ética extraordinária, sempre demonstrou um grande apreço pelo povo português, que diferenciava da sua classe dominante. A sua vida foi um constante magistério, quer nas relações quotidianas de trabalho com os seus subordinados ou quando dedicava muitas horas para pôr de pé as Escolas Piloto, donde sairiam os dirigentes do futuro. A magia do implacável tempo demonstra-nos quão certa era a sua visão quando vemos o numeroso grupo de dirigentes em ambos os Estados que receberam as primeiras luzes do conhecimento nas rústicas salas de aula da Escola piloto de Conakry. Este facto, só por si, o imortaliza como formador de gerações a quem inculcou o amor profundo pela dignidade plena do homem" (Amílcar Cabral para Além do Seu Tempo (2014), Edições UniCV:214).
    Comentários
    Jean-Marc Heyert ce livre trône dans ma bibliothèque parmi les nombreux ouvrages consacré à Amilcar Cabral https://www.facebook.com/.../a.325069.../905202532848470/...
    Gerir
    GostoMostrar mais reações
    ResponderVer TraduçãoEliminar pré-visualização4 dia(s)
    Manuel Veiga Este livro foi editado numa altura em que eu era diretor da Cátedra Amílcar Cabral na Uni-CV, com o alto patrocínio do Gabinete do então Primeiro-Ministro, José-Maria Neves.
    Convidámos o Senhor Embaixador Óscar Oramas para estar presente no ato de lanç
    Ver mais
    Gerir
    GostoMostrar mais reações
    Responder3 dia(s)Editado
    Jean-Marc Heyert j'ai la chance de posséder aussi un autre livre de Monsieur Oramas en langue française https://www.facebook.com/.../a.325069.../332002730168456/...
    Gerir
    Exposition Capverdienne
    la guerre d'indépendance raconté par un diplomate Cubain proche de Cabral. Il tiendra Cabral dans ses bras le soir de son assassinat, c'est lui qui avait mit en garde Cabral d'un attentat contre sa personne
    GostoMostrar mais reações
    ResponderVer TraduçãoEliminar pré-visualização4 dia(s)
    Jacinta Martins Como posso adquerir o libro?
    Gerir
    GostoMostrar mais reações
    Responder3 dia(s)

Sem comentários:

Enviar um comentário