segunda-feira, 21 de março de 2016

Os Vencedores e os Ganhadores do Pleito Eleitoral de 20/03/16


 O Dr. Ulisses Correia e Silva e o Movimento para a Democracia (MpD) foram os grandes vencedores do pleito eleitoral de ontem (20/03/16). Devo, com sinceridade, felicitar os vencedores e pedir-lhes que saibam honrar os compromissos assumidos, com ações e realizações concretas; que saibam fazer o “upgrading" do legado económico, social e cultural que receberam do governo do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), com inclusão, sem ódio, sem vingança, sem partidarismo, sem discriminação e com respeito pela Constituição e pelos direitos fundamentais de todos os cidadãos, qualquer que seja a sua cor política. Se assim o fizerem, na hora de balanço, teremos a oportunidade de dizer que, efetivamente, trouxeram  “soluções” para os problemas de Cabo Verde.

Por entre os ganhadores encontramos, em primeiro lugar, o povo de Cabo Verde que, mais uma vez, deu exemplo ao mundo da sua maturidade democrática, sem, na hora do reconhecimento dos resultados, apontar o dedo nem à fraude, nem a outros ilícitos eleitorais.

Um outro ganhador é o PAICV que descobriu na pessoa de Janira Hpffer Almada uma líder com carisma, com determinação, com capacidade inteletual e conhecimento dos problemas do País, com energia e vontade de lutar, de vencer e de levar Cabo Verde e o seu povo a patamares mais elevados de desenvolvimento económico e de inclusão social. Para a Janira, isto também é um ganho e todos nós que pertencemos, com orgulho, ao sistema PAICV, é motivo de muita satisfação, mesmo na hora de uma batalha perdida.

Quem também mostrou que ganhou mais experiência, mais eficiência e eficácia, é o NOSI e a RTC. Podendo eu estar “na Terra longe” e seguir, como se estivesse em Cabo Verde, todo o processo eleitoral e a divulgação dos resultados com uma celeridade fantástica, é obra. Como cidadão, senti-me orgulhoso do meu povo. Ao NOSI e à RTC as minhas vivas felicitações.

Finalmente, um outro grande ganhador, dos 15 anos de governação, é o Dr. José-Maria Neves. Meu caro JMN: o senhor, hoje, é uma referência incontornável do nosso Povo. Fez com que, juntamente com a sua equipa e todos nós, Cabo Verde, de um País Menos Avançado, se alcandorasse a País de Desenvolvimento Médio, com as suas instituições a funcionar, com a infraestruturação em estradas, pontes, barragens, aeroportos, túneis, liceus, universidades, centros de saúde, hospitais, “casas para todos”, uma comunicação social cada vez mais livre e mais autónoma, um rendimento per capita cada vez mais elevado, uma esperança de vida das maiores em África,  uma paridade do género na governação, das mais elevadas no mundo, um sistema de boa governação elogiado pelos nossos parceiros, "com mais pão, mais água, mais luz, mais vez, mais palavra", mais educação, mais cultura, mais saúde, mais democracia, mais comunicação, mais TIC, mais inclusão, mais ambição de desenvolvimento, de inovação e de transformação.

Tudo isto é obra, particularmente numa terra sem recursos naturais. O senhor entrou na galeria das grandes figuras de Cabo Verde e permanecerá como referência e como um dos grandes “ativos” do PAICV e do nosso Povo. Obrigado por tudo o que fez, abnegadamente, por Cabo Verde, com muitas horas de sono perdidas, com muitos fios de cabelo branco, com muita inteligência prática, com muita visão, inovação e imaginação. Que o futuro lhe reserve as maiores venturas.

Não queria terminar este post sem felicitar os outros partidos políticos concorrentes às eleições que, com a sua participação, deram mais brilho ao sistema democrático caboverdiano.

Viva Cabo Verde, Viva o Povo Caboverdiano, Viva a Democracia!

Sem comentários:

Enviar um comentário