quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

INDECÊNCIA NA POLÍTICA

 

Hoje, 07/01/2021, assisti, através da RCV, a declaração política de um Partido que considera todos os da sua área política como uns anjinhos, e todos os outros como demónios e malfeitores.

 Isto é indigno para um País, como Cabo Verde, que conquistou a sua dignidade com luta, suor e, até com o sacrifício supremo dos que ficaram pelo caminho.

A política, quando feita com ética e respeito, é uma atividade digna e nobre. Porém, quando é feita com mentira, com demagogia, com ódio, passa a ser uma INDECÊNCIA.

Em qualquer parte do mundo, possuir “ações”, com dinheiro limpo e num processo transparente não é, não pode ser crime, nem tão pouco, corrupção.

Hoje, indecente e desrespeitosamente um amigo meu foi, indiretamente, acusado de corrupção por ser um dos principais acionistas de uma Empresa de sucesso, em Cabo Verde.

Acontece que, eu também, sou acionista dessa Empresa, mas ninguém me tem acusado, talvez porque sou um pequeno acionista, não tenho nenhuma ambição, neste momento, em ocupar cargos políticos, não tenho nenhum familiar candidato a Ministro ou a Primeiro-Ministro.

 O mesmo não acontece com o meu amigo que é um dos grandes acionistas, na mesma Empresa, e tem uma filha que, por mérito próprio, é uma forte candidata ao lugar de “Primatura”, em Cabo Verde.

É estranha, é mesmo indecente, a atitude política de considerar alguém corrupto por ser acionista, com dinheiro limpo e de forma transparente. Seria desejável que os atores políticos, de todas as sensibilidades, passassem a respeitar os caboverdianos, as suas conquistas e a sua dignidade. Ser inteligente não é ser “chico-esperto”, nem ter malabarismos para confundir o eleitorado. Isto é indecência política.

Por tudo isto, a minha solidariedade ao David Hopffer Almada, um caboverdiano de causas, um cidadão de prestígio e engajado, que ajudou e vem ajudando Cabo Verde a levantar cada vez mais alto o seu Hino e a sua Bandeira.


Manuel Veiga,  Facebook de 7/1/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário