quarta-feira, 26 de junho de 2013

Quarto Aniversário de Cidade Velha-Património da Humanidade

Prezado Dr. Jair Fernandes
Curador da Cidade Velha,
Acabo d receber o convite para o evento, em epígrafe, preciasamente no momento em que vai-se proceder à abertura do evento. Estando eu no período de avaliação na Uni-Cv, e com obrigações academicas inadiáveis, lamento informar que não poderei estar presente no evento. Assim, só me resta agradecer o convite formulado e pedir-lhe que apresente as minhas desculpas ao senhor Presidente da Câmara de Ribeira Grande de Santiago e ao senhor Ministro da Cultura.
Tenho seguido o dinamismo imprimido pela Curadoria na Cidade Velha e louvo as realizações levadas a cabo e o clima salutar de entendimento entre os intervenientes no processo. Sempre entendi que esse clima era indispensável para o sucesso das acções de salvaguarda e para a valorização do sítio histórico da Cidade Velha. A conquista do estatuto de Património Mundial é uma das grandes vitórias de Cabo Verde e da África onde esse estatuto não abunda. Por isso, parabenizo, em primeiro lugar, os munícipes e a edilidade da Ribeira Grande, os técnicos que trabalharam no dossier e todo o sistema cultura que deu o seu melhor para o reconhecimento alcançado. Ser Património da Humanidade orgulha a qualquer país e quando esse estatuto é conquistado pela primeira vez, o orgulho é redobrado. O destino quis que eu estivesse ligado ao processo que conduziu ao reconhecimento final. Agradeço ao meu país e à Cidade Velha por me terem dado esta oportunidade, agradeço aos membros da equipa que preparou o dossier pela qualidade do trabalho realizado. Agradeço a Deus por me ter dado o discernimento na condução de um dossier que chegou a passar por momentos críticos, mas que graças a esse mesmo discernimento foi possível encontrar-se a melhor via.
A todos, o meu profundo reconhecimento, Manuel Veiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário