quarta-feira, 20 de setembro de 2017

A SIMPLICIDADE


O poeta Jorge Barosa escreveu um dia:


“Eu queria ser simples naturalmente/ sem o propósito de ser simples.// Saberia assim sofrer com mais calma/ e rir com mais graça./ Saberia amar sem precipitações.//Meus sonhos não meteriam esses rumos impossíveis/ de terras mais além.// Bastar-me-ia a curta travessia no mar de cana/ num dos nossos minúsculos veleiros/ para ir conhecer a ilha defronte”.
Há falta de simplicidade quando: forçosamente, queremos ser aquilo que não somos ou que não podemos ser; ingloriamente, odiamos, invejamos ou cobiçamos o que é dos outros; tristemente, sentimo-nos infelizes, incomodados ou enraivecidos por causa do sucesso, do bem-estar ou da riqueza dos outros; apressadamente, queremos atingir a meta do sucesso, mas sem trilhar, pacientemente e passo a passo, todos os degraus, todas as curvas e contracurvas que a caminhada exige; estupidamente, inquietamo-nos só com o dia de amanhã esquecendo-nos de viver e de valorizar o instante presente; egoisticamente, preocupamo-nos apenas com o nosso umbigo, em detrimento da família, do companheiro do lado, do colega de trabalho, do parceiro empresarial, da equipa a que pertencemos, do coletivo onde estamos inseridos, da instituição onde prestamos serviço; cegamente, queremos, a todo o custo, e mesmo por meios ilegais, amealhar riquezas, prestígio, reconhecimento, homenagens, distinções, louvores.
O Ali Bem Ténpu, homem vivido e experimentado na saga do existir, conhece todos os desvios comportamentais que atrasam, desviam ou comprometem a felicidade dos humanos.
“Kusas ten ki muda”. Alavancado no poder do seu pensamento, o nosso visionário começa a enxergar um mundo onde o egoísmo e a cobiça cedem lugar à fraternidade, ao humanismo e à felicidade. Esta, naturalmente, emerge como uma “poesia feita [e aprendida] de cor, ao som do violão”, com palavras escolhidas que só o povo simples sabe articular; com atitudes solidárias e fraternas que desconhecem o ódio, a inveja e a cobiça; com perfeição, simplicidade e naturalidade que se aproximam do altruísmo, da generosidade e do amor divinos.
Acreditando nós que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, temos que admitir que não há nenhuma heresia no pensamento visionário do Ali Ben Ténpu.
Quem tenha razões para acreditar, que acredite.









Sem comentários:

Enviar um comentário