quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Desvendar a História de Cabo Verde

Desvendar a História de Cabo Verde – Um Imperativo da Caboverdianidade

Eu estava convencido de que quando os marinheiros portugueses chegaram a Cabo Verde em 1460 não havia vivalma no Arquipélago.

Vejam o que diz o escritor Anónimo de 1784, citado por António Carreira (1972) no livro Cabo Verde – Formação e Extinção de uma Sociedade Escravocrata (1460-1878), Centros de Estudos da Guiné Bissau:
...


«Esta ilha se achou já habitada de muitos homens pretos, que por tradição se dizia ter procedido de um rei Jalofo, que, por causa de uma sublevação, tinha fugido do seu país com toda a sua família a buscar refúgio, em uma canoa, na costa do continente do mesmo Cabo Verde, mas, porque foi acometido de uma veemente tempestade de vento(s) léste, que são frequentes nesta costa desde Maio até Outubro, o ímpeto dos ventos fez aportar a canoa nesta ilha, que fica a oeste do mesmo Cabo Verde. Os habitantes desta ilha de Santiago são, pela maior parte, pretos, e pardos; uns descendentes dos primeiros pretos, que se achavam nesta ilha ao tempo do descobrimento dela, e outros, de escravos que se libertaram e foram propagados, como até hoje sucede».

Segundo CARREIRA, 1972:297, André Dornelas, possivelmente nascido em Cabo Verde, defendeu a mesma tese já desde 1625.

Tudo isto dá que pensar, não acham?

1 comentário:

  1. Algum Chico-esperto vai querer argumentar dizendo que Lopes de Lima (1884), ele também citado por CARREIRA, 1972:301, é contra esta tese porque, segundo ele, as canoas da época não tinham a possibilidade de ligar Senegal a Cabo Verde. Entretanto, nós que somos testemunhas de botes de pescadores que, recentemente, ligaram Cabo Verde ao Brasil, Lamentamos não poder concordar com a tese de Lopes Lima.

    ResponderEliminar