quinta-feira, 25 de julho de 2013

Inauguração do Centro Cutural do Mindelo, Facebook de 25.7.2013


 
Recebi hoje, pela manhã, a agradável notícia, que o Centro de Saúde de Mindelo foi inaugurado e que os sãovicentinos estavam radiantes com esta importante infraestrutura, o que prova que Cabo Verde está a crescer, de Norte a Sul. Houve quem tivesse  declarado que, pela sua qualidade, beleza e utilidade, o próprio Ministério da Saúde já podia ser transferido para S. Vicente.

Eu também partilho da satisfação dos mindelenses. Porém, não posso deixar de lembrar-me dos factos ocorridos aquando do debate inicial a propósito da construção desse Centro.

Eu era, então, Ministro da Cultura. Fui interpelado no Parlamento, já que havia algumas vozes contra o projecto e que diziam que o Governo estava a destruir o património histórico de S. Vicente. Recebi exposições de reconhecidos mindelenses reclamando a anulação do projecto.

Tinha a informação procedente da então Presidente da Câmara de S. Vicente dizendo que o Centro de Saúde é uma necessidade e que  a edilidade não dispunha de nenhuma outra alternativa, em termos de espaço. Discuti com os meus colaboradores directos e com o então Ministério das Ifraestruturas.

Declarei no Parlamento que quando há conflito entre o património histórico e o património humano, deve-se dar prioridade ao património humano. E isto porque o património histórico deve estar ao serviço do património humano. Ora, sendo o Centro de saúde uma necessidade; não havendo nenhuma outra alternativa que não o espaço identificado; não tive duvidadas em concordar com os promotores do projecto, solicitando que, na medida do possível, se procurasse conciliar a defesa do património e a necessidade do Centro de Saúde.

Houve quem ameaçou levar a questão às instâncias internacionais, nomeadamente a UNESCO. Hoje o tempo veio dar razão  a mim e aos promotores do projecto.

Como é bom saber que os sãovicentinos estão radiantes com a infra-estrutura criada. Também eu estou contente. E que a estrela da razão e da inteligência prática e pragmática continuem a iluminar os nossos caminhos. Viva Cabo Verde!

Sem comentários:

Enviar um comentário