sábado, 5 de setembro de 2020

"ÓRA GRANDI"

 


 

DECLARAÇÃO  DE TEIXEIRARA  DE  SOUSA: “… Finalmente ficou saciada em mim a sede duma interpretação ao nível da minha proposta”.

Acaba de ser dado à estampa, com a chancela de Acácia Editora, o livro LETRAS QUE IMORTALIZAM. Trata-se de um momento especial, a “ÓRA GRANDI” de um certo percurso meu.

É sempre motivo de júbilo o nascimento de mais uma obra, particularmente para quem a PALAVRA é um dos intermediários mais fecundos e mais eficazes na descoberta, conhecimento, moldura e projeção do UNIVERSO, tanto o local como o global.

Sempre tive um fascínio especial pelas LETRAS. Ora, na presente obra, através da PALAVRA de poetas e ficcionistas, pude dar-me conta da riqueza e da grandeza da minha terra, do meu povo,  da minha cultura e das LETRAS que encarnam e projetam essa mesma cultura.

Teixeira de Sousa pôde, ainda em vida, tomar conhecimento da reflexão feita sobre alguns dos seus escritos e, amigavelmente, solicitou-me que não a publicasse em nenhuma “folha de alface”, mas numa edição à altura da reflexão feita. Eis o que ele me confidenciou: “… Finalmente ficou saciada em mim a sede duma interpretação ao nível da minha proposta”.

Também Luís Romano expressou-se assim: “… Não preciso dizer-lhe do conforto que senti, ao ler … o tesouro literário que V. teve a fraternidade de me oferecer e constitui meu deleite constante. Por isso… aceite meus melhores votos de saúde e gratidão. Estou-lhe mui­to penhorado pela oportunidade da sua análise …”.

Uma outra apreciação é de Arménio Vieira quando diz: “a leitura que o meu amigo Manuel Veiga acaba de fazer [ao Eleito do Sol] é uma das possíveis. Parece-me bem fundamentada e feita com muita ima­ginação. Estou certo que ela vai prestar um bom serviço a muitos leitores, contribuindo, outrossim, para a promoção da obra”.

 

De David Hopffer Almada recebi a seguinte declaração: “São louváveis as iniciativas que tens tomado e tudo aquilo que vens fazendo, em prol da nossa Cultura, com particular e especial realce para a nossa Literatura! … Desde já, muito obrigado por merecer estar entre os Autores escolhi­dos para a tua Obra, que, seguramente, nos vai honrar e valorizar a todos! …”.

 

A prefaciadora do livro, a Professora Norma Lima, da Universidade do Rio de Janeiro, disse da sua justiça quando escreveu: “… Ler este livro é realizar fascinante viagem por muitas das mais importantes obras da Literatura do ar­quipélago”.

 

Presumo que José Evaristo d’Almeida, José Lopes, Jorge Barbosa, Manuel Lopes, Amílcar Cabral, Corsino Fortes, caso estivessem vivos, provavelmente, teriam, eles também, apreciado, com rigor académico, a  reflexão constante da obra.

Por isso, aos leitores não peço nenhuma condescendência. Que façam, eles também, a sua apreciação, com verdade, conhecimento, rigor e justiça.

 

A obra conta com uma tiragem muito pequena.

 

Quem, efetivamente, julgar que ela pode ser útil (os professores de letras, por exemplo), aconselho-os a procura-la, quanto antes, caso acharem motivos para não a ignorar no respetivo magistério. Esperar para mais tarde poderá significar excluir a possibilidade de possuir a obra.

 

A partir da próxima semana, o livro estará em todas as livrarias da Capital e, mais tarde, possivelmente, em outros pontos do País. Tendo em conta as contingências da epidemia COVID 19, o lançamento será organizado oportunamente, por vídeo conferência ou, de forma presencial, conforme o contexto sanitário recomendar.




Sem comentários:

Enviar um comentário