sábado, 27 de março de 2021

NESTE 27 DE MARÇO DE 2021 EU AGRADEÇO:

 


 

À Força Superior, invisível, mas presente, que permitiu que eu passasse a fazer parte do Universo.

Aos meus pais que, com o Universo, colaboraram para que eu tivesse o dom da existência e me iniciaram na escola da vida e do humanismo.

Ao meu povo que me legou um território, uma história, uma língua e uma cultura.

À minha família, tanto a de sangue, a nuclear e a de opção, que me ajudou a limar as arestas da minha própria imperfeição, a subir a escada de luz e a compreender os segredos de uma vida partilhada no amor, no diálogo e na construção de pontes.

À minha cara-metade, companheira e parceira da melhor sementeira e de uma azágua de partilha e de cumplicidades positivas e solidárias.

Aos meus filhos pela grande alegria que me proporcionaram com a vinda desejada e abençoada dos netos e netas que me deram, e pelo enriquecimento do nosso núcleo familiar com as dedicadas e atenciosas noras que trouxeram ao nosso convívio.

 Às estruturas de formação académica e humanística (escola paroquial; estabelecimento oficial de ensino primário, em Santa Catarina; Seminário de S. José na Praia; Instituto de Estudos Teológicos de Coimbra; Universidade d’Aix-en-Provence, em França, pelo conhecimento transmitido e pelos valores humanos, éticos, culturais e científicos transmitidos.

Às Instituições onde laborei - Ciclo Preparatório de Assomada, Direção-Geral da Cultura, Direção-Geral do Património Cultural, Instituto Nacional da Cultura, Assembleia Nacional de Cabo Verde, Parlamento da CEDEAO, Ministério da Cultura, Universidade Pública de Cabo Verde - e que me deram a oportunidade de ser útil ao meu Povo, à minha Terra e ao meu País.

Às Organizações que me aceitaram como membro (PAIGC/CV, Comité Internacional de Estudos Crioulos, Associação de Escritores Caboverdianos, Academia Caboverdiana de Letras, Fundação António Mascarenhas Monteiro, e Fundação Amílcar Cabral).

A todos aqueles com quem cruzei na estrada da vida e que oxigenaram a minha existência: mestres, alunos e alunas; amigos e amigas nacionais e estrangeiros; colegas de trabalho; funcionários públicos; trabalhadores vários; profissionais dos mais diversos quadrantes; empregadas domésticas…

Neste 27 de Março, dia do meu aniversário, dia, também, das mulheres caboverdianas, a todos e todas o meu melhor agradecimento.

Para as nossas crioulas gostaria de encaminhar um cabaz de sabedoria, carinho, paridade, inclusão e companheirismo.

A todos e todas que fizeram e fazem parte do meu projeto de vida, e azágua de existência, o meu compromisso de continuar a ser um parceiro, um amigo e um companheiro grato e reconhecido.

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário