segunda-feira, 17 de maio de 2021

 

Caríssimo Amigo e Camarada

Comandante Osvaldo Lopes da Silva

 

Antes de mais votos de boa e rápida recuperação.

Venho parabenízá-lo pela sua mais recente obra dada à estampa, sob a chancela de Rosa de Porcelana.

 

Gostaria de manifestar-lhe toda a minha amizade e solidariedade nesta hora em que luta contra o maldito Covid 19. O Osvaldo é um lutador, um vencedor, por isso há de vencer mais esta provação.

 

Nunca me esqueço do desafio que um dia, no intervalo de uma atividade académica, no auditório da Reitoria Uni-CV, me lançou, dizendo, aproximadamente, isto: “o legado de Amílcar Cabral, pela sua importância, transversalidade e humanismo universal, merecia ser melhor conhecido pelo nosso povo, pela África, mas também pelo mundo. Os jovens académicos caboverdianos são convocados a tudo fazer para que esse legado não fique confina à poeira dos arquivos”.

Por algum tempo, fiquei cogitando como poderia corresponder ao apelo lançado.

Eis que, em Fevereiro de 2018, o atual Presidente da FAC convidou-me a coordenar um grupo de trabalho para comprovar a justeza e a pertinência do legado documental escrito de Amílcar Cabral ser sumetido ao concurso para a inscrição do mesmo no Projeto Memoria Mundo da UNESCO.

O convite da FAC fez-me lembrar do desafio que Osvaldo Lopes me tinha lançado e, assim, nasceu o projeto “O Legado de Amílcar Cabral na Memória do Tempo”, abarcando: a) Cabral Humanista; b) Cabral Homem de Cultura; c) Cabral Poeta; d) Cabral Estratega e Diplomata; e) Cabral Pedagogo; f) Cabral Agrónomo e Ambientalista.

O trabalho de investigação nas aludidas áreas contaram com a minha colaboração e com a do Comandante Carlos Reis, do historiado guineense, Doutor Julião Soares Sousa e, ainda, do Engenheiro Agrónomo Arlindo Fortes, da Uni-CV.

Realizamos um trabalho de mais de 400 páginas e uma síntese de 43 páginas.

A síntese acaba de ser dada a estampa e o trabalho integral será editado oportunamente.

Agradeço, patrioticamente, ao Osvaldo Lopes da Silva pelo desafio lançado e que inspirou a minha participação, pela sua contribuição na edição do documento-síntese e, ainda, pelo facto de ter sido o revisor da obra, tendo feito algumas observações para a sua melhoria e felicitado o grupo que preparou o estudo, “pela grande qualidade do trabalho realizado”.

No momento em que luta, corajosamente, contra o maldito COVID 19, gostaria de prestar, publicamente, a minha profunda solidariedade e sincera HOMENAGEM ao Combatente, ao Patriota, ao Amigo e ao Camarada Osvaldo Lopes da Silva.

 

Manuel Veiga, 17/05/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário