sábado, 15 de maio de 2021

 

PENSAR POSITIVO

AGIR SOLIDÁRIO


Nestes últimos tempos, notícias ruins correm célere: é um amigo, um colega de trabalho ou um familiar que rende o espírito, perde o trabalho ou que vê o seu empreendimento cair na falência. É a declaração do Estado de contingência, de calamidade ou de emergência que se sucedem num ritmo avassalador.

 

Sem deixar de registar o ruim das circunstâncias que vivemos, hoje quero ter PENSAMENTO POSITIVO: o do da vida que ainda tenho; a graça de ter uma família que me inspira e que é o meu esteio na luta contra as adversidades da vida; os amigos que me apoiam, me criticam e me estimulam; um povo que me legou uma língua, uma história e uma cultura; uma TERRA que não troco com nenhum paraíso de ilusão e de fantasias; uma língua  e uma cultura que me caraterizam, me identificam e me ajudam a enriquecer o humanismo global.

Não sou rico, mas também não sou miserável. Sempre pude superar os problemas que me surgiram para frente. Tenho vários amigos e amigas e congratulo-me por não ter inimigos. Dou valor ao que realmente valor tem.  Os que me fizerem mal não terão o prazer de contar com o meu ódio porque no meu coração já não há espaço para a cultura de negatividades.

 

Na minha práxis existencial, quero ser cada vez mais SOLIDÁRIO, mais TOLERANTE, mais DIALGANTE, mais INCLUSIVO, mais RESPONSÁVEL, mais HUMANO.

 

Com este PENSAR POSITIVO e AGIR SOLIDÁRIO, vejo o sol nascer todos os dias e a VIDA florescendo, mesmo quando a estiagem, ingloriamente, teima em persistir. É que onde se vive com DIGNIDADE, tudo o resto passa a ser SECUNDÁRIO.

AVANTE CABO VERDE! VENCEMOS, VENCEREMOS SEMPRE.

 

Manuel Veiga, 15/05/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário