segunda-feira, 26 de abril de 2021

CAIU O PANO

 

 

O veredicto popular conferiu mais cinco anos de governação ao MpD. Parabenizo os vencedores pela vitória. Parabenizo o PAICV e a Dra. Janira Hopffer Almada pela disputa digna, patriótica e engajada. Parabenizo as outras forças políticas que emprestaram brilho e empoderaram a disputa democrática, em Cabo Verde.

Muitas vezes, a derrota é sementeira para vitórias futuras e a vitória pode claudicar quando exercida sem humildade e sem coerência pelos princípios e valores que possibilitaram a vitória. Então, quem ganhou está de parabéns, quem perdeu com dignidade está também de parabéns. De todos se espera respeito pelo compromisso feito, pela palavra dada. Que neste Cabo Verde de todos nós ajuntemos as mãos para que haja mais inclusão, mais solidariedade e mais justiça a favor de um povo que “as cabras ensinaram a comer pedras para não perecerem” em anos de estiagem, em tempos de dominação e em momentos de pandemia.

Uma palavra especial à Dra. Janira, a quem felicito pela atitude digna que assumiu face à derrota nas urnas.

Sempre pensei que “a Hora das Mulheres Caboverdianas era Agora”. As urnas vieram dizer que essa hora inda não chegou. Porém a Janira, com competência e dignidade, cumpriu o seu papel, diria mesmo, a sua missão. Então que fique tranquila. Tempos virão em que havemos todos de perceber que a paridade do género, na política e na vida, deveria ser tão natural como o ar que respiramos.

Até lá, a luta continua, luta da classe feminina, luta da classe masculina. Como diz a Bíblia, há um tempo para tudo. Esperemos que o sol dessa Hora Grande desponte atrás do horizonte das nossas ilhas, num futuro não muito longínquo. Quando isso acontecer, a Janira e tantas outras mulheres guerreiras terão a coroa de glória pela missão cumprida.

 Nem todos estarão de acordo com o que acabo de dizer, porém, em democracia, quem, livre e honestamente, diz o que pensa merece ser respeitado, mesmo sem sufragar a ideia expendida.

VIVA CABO VERDE, VIVA A DEMOCRACIA, VIVA A INCLUSÃO,

VIVA A PARIDADE DO GÉNERO, VIVA O NOSSO POVO!

 

Manuel Veiga, Abril 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário