quarta-feira, 24 de agosto de 2022

 

UM SEGREDO AO ALCANCE DE TODOS

 

Aprendi este segredo com a minha já longa experiência de vida, com a educação recebida na família, na escola e no meu próprio lar; com a minha esposa, filhos, netos e noras; com amigos e adversários; com as várias leituras que fiz e as diversas viagens que realizei; com situações e desempenhos que me fizeram feliz, e com os contratempos que blindaram e qualificaram a minha resiliência.

Trata-se do segredo de saber lidar com as emoções e de saber enfrentar a ansiedade e o “stress”.

Houve tempo em que se falava muito do QI (quociente intelectual). Hoje, o que está na ordem do dia, é o QE (quociente emocional), que é a gestão correta das nossas próprias emoções. Ser inteligente, equilibrado e feliz depende mais do QE do que do QI.

Acontece que um alto nível de QE é um segredo que uns conseguem descobrir a tempo de dele irar proveito, mas que outros têm dificuldade de experimentar o seu tempero na hora que dele mais precisam.

Agradeço à sabedoria do UNIVERSO que me fez descobrir o segredo do QE. E quem o possui sabe amar a si próprio e ao seu próximo com um amor incondicional; sabe solidarizar-se e respeitar o outro, mesmo quando dele discorda; sabe os segredos de um lar feliz e da realização no trabalho; sabe ser justo, evitando julgamentos precipitados e sem fundamento; sabe respeitar as leis, os bons costumes e as autoridades; sabe o quanto vale uma cidadania ativa, empreendedora e solidária; sabe e pratica o estado de direito democrático, pratica e respeita a justiça e a liberdade, no lar, no trabalho e na vida.

Todo este segredo levei tempo a descobrir. Porém, sei que nunca é tarde para aprender tudo o que na vida seja positivo.

É com imenso prazer que partilho com os meus amigas e amigas das redes sociais este fabuloso segredo que fez de mim, hoje, um ser diferente. Sei que, para alguns, este segredo já é uma vivência. Para os que ele é, ainda, um projeto longínquo, podem acreditar que quem o possui antecipa o paraíso terrestre e estará blindado contra as agruras da existência.

 Agosto de 2022

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário