domingo, 9 de fevereiro de 2020

FORMAÇÃO do CRIOULO - Matrizes Originárias

CONTEÚDO E OBJETIVO DA OBRA
Segundo Baltasar Lopes, quase tudo no Crioulo vem do português. Eis o que ele disse:
“…nunca encontrei traço linguístico que se me tenha imposto como provindo necessariamente de um substrato africano. Apenas no léxico se nota a ocorrência de vocábulos a que, como disse atrás, atribuo origem africana, na impossibilidade de lhe encontrar étimo português, mesmo da fase arcaica ou média da vida do idioma. No entanto, mesmo essa contribuição vocabular, de tão magra que é, quando confrontado com a origem reinol da quase totalidade do tesouro vocabular crioulo, não tem, a meu ver, significado relevante, no que concerne o influxo da subjacência românica” (O Dialecto Crioulo de Cabo Verde, 1957, 1984:39).
Baltasar não tem toda a razão. Na verdade, se no léxico a influência do português é significativa, na gramática (morfologia, sintaxe, arquitetura verbal) e na semântica a influência das línguas africanas é expressiva, decisiva mesmo.
Tomando o romance Odju d’Agu como corpus de análise, a obra, Formação do Crioulo – Matrizes Originárias, num universo de 516 páginas analisa a influência da matriz portuguesa, o contributo da matriz africana e a recriação local, a partir das duas matrizes.
Com base num corpus de 689 frases, a obra, no Primeiro Capítulo, discute e comprova as duas matrizes e a autonomia local verificada. No Segundo Capítulo, há o alinhamento de tudo quanto seja substrato africano; o alinhamento de casos cuja realização ainda é desconhecida, no atual estádio de investigação; o alinhamento ainda de casos que protagonizam uma restruturação local engenhosa. O Terceiro Capítulo traz uma rúbrica “Modi ta Fladu na Nha Rubera” que é uma espécie de ilustração da engenhosa restruturação local, acima referida.
Um Índice Remissivo de toda a matéria tratada completa a obra.
Devo informar que num percurso de investigação intermitente de mais de 40 anos, contei com estudos já realizados sobre a matéria:
da linguista francesa Rosine Santos, conhecedora de várias línguas africanas Oeste-atlânticas; do linguista alemão, Jürgen Lang, especialista do Wolof; do linguista francês, Nicolas Quint, conhecedor de várias línguas africanas, particularmente o mandinga; do linguista francês Jean-Louis Rougé, profundo conhecedor de várias línguas africanas; da linguista caboverdiana-americana, Marlyse Baptista, conhecedora do crioulo caboverdiano e do funcionamento de algumas línguas africanas; do estudioso Napoleão Fernandes, conhecedor do crioulo e do português antigo; da linguista finlandesa Ângela Bartens, conhecedora do funcionamento de algumas línguas africanas.
Para o trabalho de revisão, e aconselhamentos vários, contei com "os olhos de ver" da minha companheira e parceira Fátima Veiga, conhecedora do crioulo de S. Vicente e de Santiago.
A capa é da jovem e promissora artista, Inira Delgado. Na conceção de ideias para a sua elaboração, foram úteis as observações dos meus dois filhos, Hélder Manuel e Luís David.
A obra traz a chancela de Acácia Editora cujo diretor, Dr. Joaquim Morais, como é o seu timbre, emprestou à edição qualidade, exigência e profissionalismo.
Com esta obra, fica demonstrada que a origem do Crioulo é latina, mas também é africana. Fica também provado, conforme observou o linguista alemão Jürgen Lang, que os caboverdianos, com base nos materiais linguísticos das duas matrizes, souberam insuflar uma alma nova ao Crioulo. E mais, digo eu: criaram uma língua original, contribuíram para o enriquecimento do património linguístico da Humanidade.
Hoje, se a Cidade Velha e a Morna são Patrimónios da Humanidade, o papel do crioulo e da crioulidade foram decisivos nesse reconhecimento.
Será que ainda há necessidade de mais argumentos para o reconhecimento jurídico explícito do CRioulo, como LÍNGUA OFICIAL, em PARIDADE com o Portugês???????????????????????????
Será que ainda haja quem ainda não entendeu que a nossa identidade, fundamentalmente, é formada e formatada pelo Crioulo e pela Crioulidade ???????????????????????????????????????

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