terça-feira, 10 de agosto de 2021

 


PARABÉNS TARRAFAL
PELO TEU BONITO E MAJESTOSO PEDONAL
Fui ao Tarrafal, em jeito de turismo interno e familiar, apenas por uma noite. A minha família nuclear (esposa, filhos, noras e netos foram por uma semana).
Que maravilha!
Estivemos numa aprazível residencial da filha do meu antigo colega de Seminário. Pudemos degustar a rica culinária da Cidade de Nha Bibinha Kabral. Chegámos a “curtir” (particularmente os meus netos) a bonita baia e praia, defrontes ao Monte Graciosa.
Eu e a minha esposa fomos, ainda, revisitar o Campo de Concentração, revivendo a triste história onde, seguramente, se assenta uma das colunas da nossa Independência – obrigado, combatentes! Nós e Cabo Verde somos reconhecidos (deveríamos ser todos reconhecidos) pela grandeza e heroicidade do vosso combate e contributo.
O que a mim e à minha esposa mais nos impressionaram foi a bonita e acolhedora via pedonal, junto à orla marítima. Parabéns autoridades municipal e central, responsáveis por essa tão bela quão acolhedora obra que, para além da sua beleza, é também de uma grande utilidade para os desportistas, para os turistas e para a população, em geral.
O pedonal do Tarrafal fez-me, a mim, recuar no tempo e lembrar-me do então projetado pedonal de Achada de Santo António, a qual deveria começa desde o local onde se situa o Restaurante O Poeta, e terminar na Cruz do Papa. Seria uma espécie de pulmão azul e de binóculo da Cidade, onde se pode desfrutar de um panorama invejável.
Ora, um “chico esperto” que, naquela altura, trabalhava na Câmara, apoderou-se de um espaço, ali, e construiu a sua vivenda.
Seguidamente, outros arquitetos, engenheiros e personalidades influentes reservaram o seu lote e construíram a sua vivenda, também, ficando a cidade privada de um fantástico "bem" coletivo.
Sabe-se que um destacado engenheiro, cujo nome não estamos autorizados a revelar, recusou-se construir na zona, porque achava que aquele espaço, como previsto, deveria ser um pedonal para desfrute de todos os citadinos, turistas e população em geral.
Obrigado, caro compatriota por essa atitude cidadã. Se os que decidem sobre o mapeamento da Cidade da Praia pensassem todos assim, hoje não teríamos uma Cidade-betão-armado que basta o interessado ter cifrão para construir onde bem entender e como bem entender. Oxalá a nova Câmara consiga remediar o que ainda seja possível remediar.
A Cidade de Tarrafal está sendo uma urbe ordenada com humanismo, com sensibilidade ambiental, com pragmatismo turístico e cultural, embora ainda com vários constrangimentos.
Por tudo isto, obrigado autoridades, parabéns população do MONTE GRACIOSA e do berço de Nha Bibinha Kabra!
Pode ser uma imagem de massa de água
Djuntamoh Afrikanu, Tubaron Frederico Hopffer Almada e 25 outras pessoas
4 comentários
2 partilhas
Gosto
Comentar
Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário