sexta-feira, 24 de setembro de 2021

 

CABRAL NA GALERIA DOS IMORTAIS

 

Numa feliz parceria, entre a Fundação Amílcar Cabral (FAC) e a Academia Caboverdiana de Letras (ACL), foi dada à estampa um número especial da Revista Novas Letras, toda ela consagrada a Amílcar Cabral.

Impõe-se lembrar  que Cabral é um dos imortais da ACL e eu, na qualidade de membro, o escolhi como o meu patrono na ACL.

Devo confessar que me sinto feliz por ter testemunhado, ontem, 22 de Setembro de 2021, ao lançamento da Revista acima referida e que contou com trabalhos de análise sobre as mais diversas facetas do legado de Cabral, por nacionais e estrangeiros.

A organização da edição esteve a cargo do Presidente e Vice-Presidente da ACL, bem como da Dra. Madalena Neves, membro do Conselho de Administração da FAC, tendo eu participado na negociação inicial e conceção do projeto.

A cerimónia contou ainda com uma singela homenagem a Aristides Pereira que, nesse 22 de Setembro, completou 10 anos do seu passamento. O Presidente da ACOLP, Dr. Carlos Reis foi quem proferiu o discurso comemorativo da data.

O ato foi abrilhantado por uma jovem artista musical, cujo nome não cheguei a fixar, e pelo Grupo Raiz de Polon que, como é o seu timbre, não deixou os seus créditos em mãos alheias.

A apresentação da Revista esteve a cargo da escritora Dina Salústio, ela também membro da ACL, tendo destacado a grande diversidade das participações e que sintetizou num princípio que era caro a Cabral “PENSAR COM a PRÓPRIA CABEÇA (para Melhor Agir e Agir para Melhor Pensar)”.

O enquadramento do ato esteve sob a responsabilidade do Presidente da ACL, Doutor Daniel Medina e o encerramento coube ao Presidente da FAC, Comandante Pedro Pires que, na ocasião, se referiu a três importantes projetos que a FAC tem em carteira: a preservação e divulgação do legado de Cabral; a preparação, em estreita colaboração com o Governo de Cabo Verde, da Candidatura do Legado-Escrito de Cabral a Memória –Mundo da UNESCO; a organização, em 2024, do Centenário de Nascimento de Cabral.

Recorde-se que, no âmbito da candidatura acima referida,  a FAC promoveu um estudo sobre “O Legado de Amílcar Cabral na Memória do Tempo”. Uma Síntese desse trabalho foi já dada à estampa, estando a obra completa em “stand by”, aguardando financiamento para ser editada.

Honraram o evento, com a sua presença, os familiares de Aristides Pereira, a viúva de Cabral, O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, o presidente da Câmara da Praia, a Embaixadora de Angola, membros da ACOLP, da FAC e da ACL, para além do público interessado.

Devo reconhecer que a edição da Revista só foi possível graças ao patrocínio da ÍMPAR, fiel parceira da FAC.

 

Praia 23 de Setembro de 2021

Manuel Veiga

Membro do Conselho de Administração da FAC

Membro Fundador da ACL   



                 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário