sábado, 10 de março de 2012

XIº Colóquio Internacional de Estudes Crioulo em Cabo Verde



Conferência de Imprensa pelo Ministro da Cultura


  1. O Ministério da Cultura e o Comité Internacional de Estudos Crioulos, em colaboração com a Organização do 30º aniversário da Independência Nacional, realizam, em Cabo Verde de 31 de Outubro a 6 de Novembro, do corrente ano, XIº Colóquio Internacional de Estudos Crioulos.

  1. O evento contará com a participação de mais de uma centena de participantes, entre linguisticas, professores e investigadores da crioulística, provenientes dos vários espaços crioulófonos do mundo, como Haiti, Martinica, Guyana, Aruba, Bonaire, Porto Rico, Reunião, Seychelles, Mauricías... Estarão ainda presentes estudiosos e professores de Universidades francesas, portuguesas almães, americanas, canadianas, espanholas, etc, etc.
Tomarão ainda parte no evento vários caboverdianos (no país  e da diáspora), como ainda vários estrangeiros que têm feito estudos, que têm defendido teses ou que têm ensinado o crioulo caboverdiano.

  1. O colóquio tem por lema «Les créoles faces aux défis de l´éducations pour tous et de la mondialisations» ou seja «Os crioulos face aos desafios de educação para todos e face aos desafios da globalização».

  1. O objectivo principal deste colóquio consiste no aprofundamento de estudos crioulos no mundo, na troca e consolidação de experiência entre os diversos estudiosos da crioulística, na interiorização e procura de solução para os desafios que a valorização dos crioulos no mundo põe, face aos objectivos do Milénio em matéria de afirmação identitárias, em matéria de educação, em matéria da promoção da diversidade cultural e da globalização com um rosto humano.

  1. O colóquio poderá, pois, trazer uma grande mais valia para a afirmação do crioulo caboverdiano. Desde logo, a experiência dos outros, particularmente lá onde o crioulo já é língua oficial e do ensino, pode ser muito valiosa para  nós. A partilha de reflexão de nacionais e estrangeiros sobre o nosso crioulo se afigura como uma lufada de oxigénio que vai reavivar o que neste momento se faz no País, em prol do crioulo caboverdiano.
O colóquio vai poder ainda estimular estudiosos de universidades estrangeiras, particularmente os que se interessam pela ciência da crioulofonia a introduzirem o crioulo de Cabo Verde como objecto das suas pesquisas e reflexões futuras.

  1. Escolhi S. Vicente para anunciar ao País este tão importante evento para Cabo Verde, em geral, e para o crioulo em particular, numa altura em que o Governo vai distingir artistas, criadores e promotores da cultura. Poderão perguntar porque? As razões são várias:
-        É que S. Vicente é um polo e um laboratório importante da criação cultural, em Cabo Verde;
-        É que S. Vicente formou e enformou vários artistas que, através da sua voz ou das suas melodias fizeram com que o nosso crioulo pudesse viajar nas asas da morna e da coladeira, nas letras da poesia e das composições musicais ou, até, através de programas humorísticos na Rádio Barlavento;
-        É que, finalmente, S. Vicente foi o palco, em 1979, do 1º Colóquio Internacional sobre« O Estudo e a Valorização do Crioulo Caboverdiano»   

É, pois para mim,  um prazer enorme poder, deste chão do «Vangêle Contód d´Nos Móda», anunciar a realização do XIº Colóquio de Estudos Crioulos. E é com este mesmo prazer que eu me predisponho a responder às perguntas dos senhores e senhoras jornalistas, quer sobre o Colóquio quer sobre  a homenagem que o Governo vai prestar aos artistas e criadores, em S. Vicente, no quadro do 30º aniversario e por ocasião do Dia Nacional da Cultura


Mindelo, aos 30/10/2005

Sem comentários:

Enviar um comentário